Untitled Document
 
..::.. Museu da Baronesa - Bem vindo ao site ..::..
 

O Solar da Baronesa foi construído depois da metade do séc.19, época em que Pelotas viveu o apogeu das charqueadas. Utilizando-se do trabalho do negro escravizado, a indústria do charque se desenvolveu às margens do Arroio Pelotas e do Canal São Gonçalo. A cidade tornou-se um importante centro econômico, onde circulavam pessoas de etnias diversas, permitindo diferentes relações sociais.

A propriedade onde se constituiu a Chácara da Baronesa pertenceu ao Coronel Annibal Antunes Maciel. Na década de 1870, por herança materna, o local passou oficialmente a pertencer ao seu filho Annibal Antunes Maciel Jr., mais tarde Barão de Três Serros.

Annibal Antunes Maciel casou-se com Amélia Hartley de Brito em 1864, na cidade do Rio de Janeiro. Mais tarde, o casal mudou-se para Pelotas, instalando-se na chácara, conhecida na época como Parque Annibal, onde viveram mais duas gerações da família.

Em 1978, uma parte da propriedade foi doada ao município por descendentes dos barões, sob a condição de que o parque e a casa fossem abertos ao público. Na época de sua restauração, entre 1978 e 1982, o prédio de linhas neoclássicas sofreu algumas alterações, simplificando sua fachada. Em 1985, o parque e suas edificações foram tombados como patrimônio histórico municipal.

Os ambientes do Museu foram concebidos para manter a tipologia de uma residência, a partir de peças de seu acervo, que é composto por doações da família Antunes Maciel e por doações e empréstimos da comunidade.

O Museu Municipal Parque da Baronesa, inaugurado em 1982, tem como missão guardar e preservar bens de valor histórico e cultural, que representam os usos e costumes da nossa sociedade abrangendo as últimas décadas do séc.19 até as primeiras décadas do séc.20, bem como a comunicação e exposição ao público, para promoção do conhecimento e educação, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.






Untitled Document
Secretaria de Desenvolvimento e Turismo
Secretaria de Cultura
Secretaria de Educação e Desporto